quarta-feira, 29 de junho de 2011


MARÉ DE SABERES EM MADRE DEUS, NOS FESTEJOS JUNINO.
                         “ FESTA DOS PESCADORES NO DIA DE SÃO PEDRO”

 Vista do Mirante da Igreja em Madre de Deus, Bahia.
Imagem  Samory P. Santos – Wikipedia  03/04/2007

Madre Deus, uma Ilha, crescimento desordenado, um lindo mar
Religiões, cultura popular festejos Junino.

MARIA ZILDA – São João em Madre é muito animado,  tem quadrilha, a praça tem festa ,eu não faço a festa sou Evangélica, já brinquei muito, mas hoje não,  na APEMAC – Associação de pescadores e mulheres marisqueiras, tem pessoas católicas e evangélicas, mas vivemos muito bem com respeito.

MARIA ANGELICA – São João é tudo de bom, gosto da festa, o pessoal da Colônia de pescadores e Marisqueiras, saem de roupa igual, às vezes bermudas com camisa quadriculadas, ou então fazemos vestidos de caipira, seguimos a tradição, vamos de casa em casa, fazendo samba, forró, tomando licor e comendo canjica, amendoins, é uma festança muito boa, Ah! E só acaba no São Pedro com a festa dos Pescadores.

È tradição fazemos a Procissão que vem da Igreja de São Pedro em Cação, com a Imagem de são Pedro carregada pelos Pescadores e Marisqueiras até  a colônia, depois é muito samba e festa.

Dia da Festa do Padroeiro dos Pescadores – 29/06
Saída da procissão – 09h00min
Local: saída Igreja de São Pedro Suape Cação
Término: Colônia de Pescadores
Coordenação-Maria Angélica

Conheçam um pouco da história de São Pedro com os pescadores 


 São Pedro p 1º. Papa  - wikipedia 

Segundo o relato no Evangelho de São Lucas, Pedro teria conhecido Jesus quando este lhe pediu que utilizasse uma das suas barcas, de forma a poder pregar a uma multidão de gente que o queria ouvir. Pedro, que estava a lavar redes com São Tiago e João, seus sócios, concedeu-lhe o lugar na barca que foi afastada um pouco da margem.
No final da pregação, Jesus disse a Simão que fosse pescar de novo com as redes em águas mais profundas. Pedro disse-lhe que tentara em vão pescar durante toda a noite e nada conseguira, mas, em atenção ao seu pedido, fá-lo-ia. O resultado foi uma pescaria de tal monta que as redes iam rebentando, sendo necessária a ajuda da barca dos seus dois sócios, que também quase se afundava puxando os peixes. Numa atitude de humildade e espanto Pedro prostrou-se perante Jesus e disse para que se afastasse dele, já que é um pecador. Jesus encorajou-o, então, a segui-lo, dizendo que o tornará "pescador de homens".
MARÉ DE SABERES: Programação de julho para as mulheres Marisqueiras
Ações sócio-educativa – Aguardem!