sexta-feira, 3 de junho de 2011

O mar e suas histórias

Falar do mar é poesia, carinho, amor. Quem não gosta de ouvir ou falar de poesia, O pessoal do mar gosta de contar causos e casos, contos, lendas, criar rimas , versos, músicas, cheirar e sentir a maresia, isto faz lembrar Dorival Caimy.
A equipe Maré dos Saberes , Domingo ambiental. (5/5)
 Neste momento poetico, somos cultura, conhecimento e prazer de viver a história das Marisqueiras dos vários Municipios por onde iremos passar.
Alem de contar as lindas e poeticas histórias das nossas passagens por estas marés, também
 neste espaço vamos estar desbravando OS SEGREDOS DO MAR. Perguntando VOCÊ SABIA ?
 QUE:

"AS CORES "
Por que, em alguns lugares, a água do mar é verde e em outros, azul? Basicamente há dois fatores que determinam a cor do mar: profundidade da região e quantidade de particulas suspensas na água.
As águas costeiras são rasas, ricas em organismos flutuantes, como algas e pequenos animais, além de resíduos que vêm do continente. Essas particulas provocam um espalhamento mais intenso da luz, diminuem a visibilidade e absorvem os raios luminosos de cor amarela,laranja e vermelha, refletindo apenas os de cor verde e azul.
Á medida que a distância da costa e a profundidade crescem, o material em suspensão na água diminui. Com isso, a visibilidade da água cresce, além de aumentar a absorção dos raios verdes e a reflexão dos azuis. Por isso, as águas oceânicas têm como cor característica o azul profundo. ou azul - marinho.

VOCÊ JÁ SE PERGUNTOU QUAL A ORIGEM DO MAR, VOCÊ SABIA QUE TUDO COMEÇOU HÁ 3,5 BILHÕES DE ANOS

Outra questão que sempre intrigou os cientistas refere-se á origem do próprio mar. Como ele se formou? A teoria corrente é extremamente engenhosa. Há 4,5 bilhões de anos a terra não passava de um material disperso,desprendido da nuvem primordial que formou o sistema solar, que ardia a uma temperatura de milhares de graus Celsius. Sua superficie era coberta por um mar de magma, pasta de rocha derretida pelo calor que se desprendia da fornalha  que é o interior do planeta. Do céu, caia uma chuva constante de pequenos meteoritos. A energia gerada pelo impacto desses corpos com a superficie do planeta tranformava-se em calor e provocava uma forte evaporação. Assim era a terra, nada parecida com o planeta de hoje. A cerca de 500 quilometros de altura, uma densa atmosfera primordial, formada principalmente por vapor d agua e gás carbônico, começava a ser formada. Como um escudo espacial, essa atmosfera permitia que a superficie do planeta se transformasse em um mar de magma com quase mil quilometros de profundidade. Algum tempo depois - outros milhões de anos a temperatura começou a diminuir e os bombardeamentos espaciais cessaram. Enquanto isso, começou a se formar a crosta terrestre e, algumas centenas de metros sobre ela, uma espessa camada de nuvens negras, que acabou desabando sobre a terra, na forma de dilúvios colossais. A água que escorreu sobre a superficie ainda aquecida do planeta começava então a desempenhar seu papel de salvadora da terra. Ao reagir com o basalto das rochas, foi se tornando pouco a pouco menos ácida, passando a absorver o gás carbônico. O céu se abriu e ao mesmo tempo se formaram as primeiras regiões oceânicas.
Cerca de 1 bilhão de anos depois, o mar estava formado e começou então a brotar vida que hoje ocupa o planeta.


" AS MARES "
Os antigos Gregos já desconfiavam que a Lua tinha alguma coisa a ver com as Marés. Mas foi preciso esperar 17 séculos até que o físico Inglês Isaac Newton ( 1642-1727), na sua teoria da Gravitação Universal, matasse a charada:

Qualquer corpo no universo exerce sobre outro corpo uma força gravitacional que o atrai. diz a lei.
"Basicamente, as marés são resultante das atrações gravitacionais do Sol e da Lua sobre a massa  fluida dos oceanos", explica Edmo Campos. Em outras palavras: a força da gravidade puxa a Terra e a Lua, uma em direção da outra. Mas a força centrifuga da órbita Lunar atua exatamente no sentido de anular essa atração, mantendo á distância entre o nosso planeta e o satélite.
No núcleo da terra, essas poderosas forças de fato se equilibram. Mas, na superficie, a coisa é outra: e as marés são a resposta dos oceanos a esse equilibrio. Funciona assim: na face da terra voltada para a lua, toda força é dirigida para o satelite. No outro lado do planeta, o sentido é o inverso. Além da Lua, o Sol também atrai a Terra e vice-versa. Mas, embora sua massa seja 27 milhões de vezes maior do que a Lua ,ele está 390 vezes mais afastado da terra do que ela.
Portanto, a influência da Lua sobre as Marés  é maior. No Brasil, uma das maiores amplitudes de marés ocorre no Maranhão ,em uma região conhecida como Boca do Inferno." Lá, ás vezes, as águas sobem mais de 10 metros por dia na maré alta" explica o oceanógrafo.
fonte pesquisa: www.galileuon.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário